domingo, 30 de maio de 2010

Qual o foco da sua empresa HOJE?

http://www.syncsoft.com.br/img/produtividade_na_empresa.jpg 

Participação da classe C no país sobe de 45% para 49%
da população, segundo pesquisa divulgada dia 18 de maio, pela Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas, em conjunto com a Ipsos. Cada vez mais é executado pelo administrador de uma empresa o que chamamos de 'foco no cliente', ou seja, o centro do nosso negócio deve ser o cliente, suas expectativas, vontades e necessidades. 

Há pouco tempo atrás muito tem sido feito para conseguir 'moldar' o cliente,  fazendo com que ele sinta desejo de ter o seu produto, da maneira que ele é produzido ou entregue pela sua empresa. Mas a tendência agora é que se predomine o foco no cliente. Saber quais são os seus reais desejos, para adequar toda a força do empreendimento no sentido de alcançá-lo.
Essa alteração na participação da classe C em um ano pode parecer pequena em termos absolutos, mas quando observamos um horizonte maior, vemos que, desde 2005, foram 15 pontos percentuais de incremento, ou seja, nos últimos 5 anos, este nicho da sociedade ganhou 30,5 milhões de consumidores. Quando temos essa visão mais ampliada, observamos tendências, e a tendência agora é que a classe C aumente ainda mais, mesmo que moderadamente, sua participação no mercado. Essa observação é corroborada por um outro dado importante: Entre 2008 e 2009, a renda familiar média mensal caiu nas classes A/B, de R$ 2.586 para R$ 2.533, mas subiu na C (de R$ 1.201 para R$ 1.276).
Nesse cenário, o que você planeja para médio prazo? E para longo prazo? Onde você pretende que sua empresa esteja daqui a cinco anos? Esses resultados dependerão de suas escolhas HOJE.Comece por escolher qual será o foco de sua empresa, se no produto ou no cliente. Se for no cliente, qual o segmento em que vocês irão atuar? Devemos aproveitar as oportunidades, e suas escolhas agora determinarão sua posição daqui a cinco anos.

Nenhum comentário:

Compartilhe:

Share |

Arquivo do blog