domingo, 28 de março de 2010

Estudo indica maior otimismo entre empreendedores


Postado por 
Debora Carrari
Foto: Insper/Divulgação
Índice de confiança entre pequenos
e médios tem a maior alta
O empresário brasileiro nunca esteve tão otimista. Foi o que revelou o Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil, ou IC-PMN, divulgado ontem pelo Centro de Pesquisas Estratégicas do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em São Paulo. O índice se propõe a medir e avaliar as expectativas do empresário brasileiro, numa escala de 0 a 100, e é calculado de três em três meses para servir de ferramenta para o entendimento dos rumos da economia.
Nesta 6ª edição do IC-PMN, o resultado foi o maior desde a criação do índice: 74,9. Isso significa que a percepção dos pequenos e médios empresários sobre diversos aspectos da economia é bastante positiva e apresentou um crescimento em relação ao IC-PMN do mesmo período do ano passado, que foi de 68,9.
O cálculo
Foto: Insper/Divulgação
A evolução do índice, desde 2009: padrões da União Europeia

Para calcular o índice de confiança dos empresários, foram entrevistadas 1.200 empresas em todo o Brasil nos três setores de atividade econômica: comércio, serviços e indústria. As consultas foram feitas pelo telefone, e apresentavam perguntas sobre as expectativas dos empreendedores em três assuntos diferentes: a economia de um modo geral, o ramo de atividade específico daquele empresário, e a própria empresa do entrevistado. O empresário demonstrou mais confiança em relação a três pontos principais: faturamento (o recordista, com 78,8 pontos), lucro (com 75,9 pontos), e ramo de atividade em que atua (com 77,3).
O índice foi desenvolvido com base nas normas estabelecidas pelo programa da União Europeia de levantamentos e sondagens de negócios e consumidores (EU Programme of Business and Consumer Surveys).

Nenhum comentário:

Compartilhe:

Share |

Arquivo do blog