domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pessoas podem ser produtos?

 Leia o texto a seguir, disponível em http://www.elciofernando.com.br/blog/2011/01/gestao-da-imagem-pessoal/ ,  que embasará nossa conclusão, logo abaixo:

Gestão da imagem pessoal



Uma área que tem despertado interesse e com potencial para maior desenvolvimento no Brasil é a “Gestão de Imagem Pessoal”. As funções  do “Gestor(a) de Imagem” são a de auxiliar outras pessoas a obter resultados de percepção positiva no meio que atuam (reputação) e aumentar seu valor de brand vinculado a marca  pessoal ou simplesmente melhorar o relacionamento intrapessoal. Como conceito, tal atividade deriva dos elementos do marketing pessoal  e do estudo de branding e sua implantação pode auxiliar profissionais de áreas como: atletas, artistas, políticos, profissionais liberais e demais formadores de opinião.


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Um bom exemplo atual é o técnico de futebol português José Mourinho. Em recente estudo do Instituto Português de Administração e Marketing – IPAM, a marca pessoal e direitos de imagem de Mourinho foi avaliada entre 8 e 12 milhões de Euros anuais (Fonte: Jornal Briefing). No campo esportivo, em nosso país, é fato o franco crescimento das oportunidades de assessoria aos atletas, no tocante aos direitos de imagens, contratos publicitários, associação da marca pessoal e outros envolvimentos. Existem empresas especializadas no gerenciamento destes interesses e tal atividade pode ser desenvolvida por psicólogo, administradores, profissionais de marketing, publicitários, relações públicas, jornalistas e outros que, conjuntamente, poderão definir adequadamente o planejamento acerca da imagem pessoal.

"O conceito de imagem congrega sensações, emoções percepções, conceitos, sentimentos, informações, ideias, ideais, impressões, suposições e expectativas, sendo que a constituição de uma imagemdepende da forma específica pela qual um indivíduo ou grupo trata as informações objetivas colhidas do contato com o objeto da imagem (Dobni & Zinkhan, 1990; Poiesz, 1989; Stern et al., 2001)."

Ainda, a imagem pessoal positiva que é percebida por outrem deve possuir uma aura de grande abrangência, em todos os aspectos entorno da vida do possuidor da marca. Exemplo: para um jogador de futebol que possui uma imagem idolatrada e formadora de opinião, a retidão deve estar também em sua conduta extra-campo, nas negociações e até mesmo sobre os produtos que representa. Essa conduta coerente deve ser acompanhada e cuidada caso a gestão da imagem esteja pautada na imagem de longo prazo e não apenas em retorno financeiro de curto prazo.

Pessoas podem, sim, ser produtos. Nem todas as pessoas são produtos, mas somente aquelas que puderem ser oferecidas a um mercado com o intuito de que sejam satisfeitos os seus desejos ou necessidades (KOTLER, 1998) A grande diferença é que, no caso de pessoas, estas são vendidas às instituições que se fazem representar por meio delas. Estas instituições buscam fazer agregar a si qualidades que buscam na imagem da pessoa escolhida, ou “comprada”. Um dos métodos que usam para tal é a assimilação. Por exemplo: determinado atleta tem a imagem de viril, bem-sucedido, de uma pessoa que consegue alcançar seus objetivos na vida. Então a empresa fará com que esse atleta utilize publicamente produtos com a sua marca, e/ou faça declarações formais ou informais que vinculem sua imagem à da empresa que o “comprou”.

E você? Concorda com isso? Comente.

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