domingo, 6 de março de 2011

Seleção: como a “Cultura Organizacional” poderá interferir na adequação do candidato ao cargo?

Há vários requisitos a serem observados pelo responsável pela entrevista de seleção quando for escolher o candidato que melhor se encaixe no cargo. Dentre eles, está o nível de compatibilidade de sua cultura com a cultura da empresa.
O selecionador pode enxergar que o candidato tem o conhecimento técnico necessário, as características cognitivo-comportamentais exigidas para a função. Ou seja, o candidato pode ter o "perfil" da vaga. Mas se, com tudo isso, sua cultura não for compatível com a da empresa, será uma contratação para problemas futuros. Por vários motivos: quando o novo funcionário ou colegas perceberem a diferença de culturas, ele poderá ficar desmotivado, poderá ter problemas de relacionamento com seus pares, seus chefes ou subordinados, ou até pode influenciar os demais provocando uma mudança indesejada e não planejada na cultura organizacional.
Contudo, não é uma característica fácil de se captar em uma entrevista, pois é algo que se perceba com a convivência. Além disso, na ânsia de ser contratado, o candidato pode simular uma falsa cultura, sabendo que é a desejada para a empresa. Nesse caso, o maior prejudicado é o próprio candidato, que, ora efetivando-se, cedo ou tarde sentirá os incômodos de quem se sente um estrangeiro.

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